skip to Main Content
Os Passos Necessários Para Quem Deseja Abrir Uma Empresa

Os passos necessários para quem deseja abrir uma empresa

Abrir uma empresa requer planejamento, pesquisa e conhecimento para agilizar toda a parte burocrática. Afinal, além de escolher bem a área com a qual quer trabalhar, é preciso criar o CNPJ, e ter:

  • Alvará de funcionamento;
  • Inscrição estadual, municipal;
  • Entre outros.

Além disso, é preciso se programar para selecionar funcionário, trabalhar com fluxo de caixa, folha de pagamento, dentre as mais diferentes estratégias de divulgação do seu negócio.

Caso você queira abrir uma empresa, veja algumas dicas e os primeiros passos que devem ser dados para atingir os seus objetivos.

Defina qual empresa quer abrir

O primeiro passo é definir qual o ramo de negócio quer seguir. Embora a criação do início da empresa possa ser semelhante entre um negócio e outro, há alguns passos que são diferentes. Principalmente na hora de solicitar o alvará de funcionamento.

As exigências para empresas de ramo de alimentos, por exemplo, são bem maiores do que as demais. Isso deve ser levado em conta na hora de escolher a área de atuação. Além disso, é preciso se identificar com a área de atuação e ter certo domínio sobre ela.

Reúna informações sobre o negócio

Depois de decidir com qual área quer trabalhar, é hora de reunir informações sobre o negócio. Analise o investimento que precisará fazer, veja as possibilidades de empréstimo, área necessária para abrir o seu negócio, entre outros.

Além disso, faça uma grande avaliação sobre o mercado e a área na qual a sua empresa pode ser instalada. Lembre-se de que é preciso estar perto dos possíveis clientes.

De nada adianta abrir uma empresa cuja o público-alvo são outras empresas e ter o seu escritório localizado em uma região residencial. Fique atento a isso e providencie um endereço para a sua empresa.

Faça o registro da sua empresa

Depois de ter um local e saber o que quer fazer, é hora de registrar a sua empresa. Há vários tipos de empresas que podem ser registradas e muitas delas podem ser cadastradas como pequenas empresas, enquanto outras como MEI. Há também as que são formadas por sócios e são mais burocráticas.

Quando você puder se cadastrar como microempreendedor individual, poderá fazer o procedimento sozinho. Nos demais casos, é indicado procurar por um contador.

Contrato social

No caso de ser uma sociedade, será preciso realizar um contrato social. Nele, serão descritas as participações de capital de cada um dos sócios. Também será nesse documento que serão determinadas as atividades de cada um dos sócios na empresa, bem como o modelo tributário, entre outros.

O próximo passo é verificar se o nome (razão social) da empresa estão disponíveis e reservá-los.

Registro na junta comercial e alvará

Esse procedimento é feito na Junta Comercial por meio da Certificação Digital. Embora seja necessário, apenas fazer isso não é suficiente para que a sua empresa comece a funcionar. É preciso fazer também a solicitação para que o alvará seja liberado pelo município.

Só com o alvará a sua empresa poderá ser aberta. Por isso, é necessário dar entrada na documentação pela prefeitura. Esse procedimento só poderá ser feito após os anteriores terem sido realizados, ou seja, é preciso ter o CNPJ em mãos para que o alvará possa ser solicitado.

Precisa de ajuda para abrir a sua empresa? Somos um escritório de contabilidade e podemos te ajudar com todo o procedimento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top