De que forma a crise está impactando na contabilidade das empresas?
A pandemia da Covid-19 impactou significativamente a rotina das empresas, bem como as suas operações. Um exemplo nesse sentido são as vendas, que passaram a ser realizadas a partir do sistema delivery. Além desse setor, a crise também impactou a contabilidade das empresas.
A seguir, conheça alguns dos principais impactos gerados pela crise no setor de contabilidade de uma organização.
Avaliação fiscal e tributária
Um dos principais impactos diz respeito à área fiscal e tributária de uma empresa. Como a crise reduziu as vendas das organizações, a entrada de receitas ficou comprometida, colocando em risco os compromissos da empresa com relação à sua área fiscal e tributária.
Tanto isso é verdade que os governos, principalmente os estaduais e o federal, lançaram programas de apoio às empresas, como a possibilidade de empréstimo financeiro facilitado, com juros atrativos.
Ainda nesse sentido, podemos destacar até mesmo a questão dos direitos trabalhistas. Como a maioria das empresas tiveram suas portas fechadas por determinação das autoridades públicas, algumas delas precisaram realizar contratos especiais com os seus funcionários, mas sem colocar de lado a sua responsabilidade em repassar para os órgãos competentes os tributos relacionados à previdência social, por exemplo.
Hoje, uma empresa, além de ter que pagar o salário do trabalhador, arca com as despesas relacionadas aos encargos trabalhistas, como FGTS e contribuição para a previdência social, conforme uma alíquota que é definida pelo Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS).
Análise da saúde financeira da empresa
A crise também fez com que a contabilidade tivesse que realizar uma análise do balanço patrimonial da empresa, com o objetivo de obter uma visão ampla em relação aos seus bens, direitos e deveres.
É com base nessa importante tarefa que a organização pode obter dados confiáveis em relação à sua realidade e, com base nisso, tomar decisões assertivas, orientadas para o seu desenvolvimento sustentável.
Sem informações sólidas, de qualidade, a empresa pode correr o risco de tomar decisões erradas e, assim, colocar-se entre aquelas que estão, infelizmente, fechando as portas por falta de um gerenciamento contábil e eficiente, que reflete as atuais necessidades.
Contabilidade e redução de custos operacionais
É tarefa da contabilidade realizar um estudo aprofundado em relação ao caixa da empresa, mapeando as receitas e despesas, tudo isso de maneira presente e futura.
Com outras palavras, cabe à contabilidade, sobretudo nessa crise, identificar as futuras receitas da empresa, com base em vendas que realizou e, diante disso, ajudar o gestor a tomar decisões que façam com que a organização reduza custos.
Nesse momento de retomada da economia, a contabilidade assume papel fundamental no processo de reorganização das dívidas de uma empresa.
Ela deve encontrar soluções viáveis e atrativas para que a organização não seja prejudicada, pelo contrário, que saia dessa crise estável economicamente e mais forte.
Como se vê, a crise impactou a contabilidade das empresas, solicitando a adoção de medidas estratégicas para que as organizações saiam desse contexto mais sólidas.
Ficou alguma dúvida? Em caso de resposta positiva, não deixe de entrar em contato conosco. Contamos com uma equipe técnica especializada que pode lhe ajudar.